O governo do Rio de Janeiro e a Fundação Laureus anunciaram no último sábado (7) que as cerimônias de entrega dos prêmios de 2013 e 2014, concedidos aos maiores nomes do esporte, serão realizadas na cidade brasileira.
De acordo com o governador Sérgio Cabral, a escolha coroa o Rio de Janeiro como sede brasileira de grandes eventos esportivos mundiais. O anúncio de que a cidade foi escolhida como anfitriã nos dois próximos anos da entrega do prêmio que é considerado o "Oscar" do esporte, deixou o governador empolgado.
"A entrega do Prêmio Laureus, somada a outros eventos, permitem ao Rio de Janeiro ostentar o caráter de cidade referência do Brasil e da América do Sul com relação a grandes eventos", afirmou Cabral comunicado divulgado no sábado (8).
"Essa escolha é a cereja no bolo dos grandes momentos que serão vividos pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil", acrescenta a nota.
Além de ter sido eleita sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade ainda abrigará partidas da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. De acordo com Cabral, além de ser uma honra ser palco de um grande evento como este, o Rio de Janeiro ainda será premiado com programas sociais promovidos pela Fundação.
"O Rio de Janeiro ganhará outros dois programas sociais além do que a Fundação Laureus já promove na comunidade de Maré (uma das regiões mais pobres da cidade). O legado social é, sem dúvida, o que fica de todas estas conquistas esportivas", disse o governador.
O dinheiro arrecadado pelos prêmios financia diretamente o trabalho da Fundação Laureus, que apoia quase 80 projetos comunitários esportivos no mundo. Os 46 integrantes da Academia Laureus, todos históricos esportistas, elegem os vencedores anualmente e exercem papel de embaixadores mundiais da Fundação.
A entrega do prêmio de 2013 está prevista para fevereiro ou março e deve ser realizada no tradicional Teatro Municipal. Alguns brasileiros como Pelé, Ronaldo e Raí, assim como a seleção de futebol e o nadador Daniel Dias, já foram premiados pela Academia Laureus.